Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003
Aston Martin AM-RB 003 e Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin AM-RB 003 e Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin AM-RB 003 e Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin Vanquish Vision Concept
Aston Martin espantou Genebra com dois desportivos de motor central

A Aston Martin levou ao Salão Automóvel de Genebra o AM-RB 003, o irmão mais pequeno do Aston Martin Valkyrie que também foi desenvolvido em parceria com a Red Bull Advanced Technologies, o que explica o "RB" no nome.

Este protótipo antecipa um hiperdesportivo híbrido que será alimentado por um motor V6 turbo e que contará com várias tecnologias inspiradas no mundo da Fórmula 1. Não será tão radical quanto o Valkyrie, já que não faz tantos compromissos para uma utilização em pista, mas conta com uma aerodinâmica revolucionária que lhe vai permitir "acompanhar e ultrapassar as performances de hipercarros rivais de topo".

O desenho é claramente inspirado no Valkyrie, mas os responsáveis da marca de Gaydon garantem que quiseram dar uma personalidade própria a este modelo. Isso fica visível em elementos como os grupos ópticos mas sobretudo no habitáculo, onde há mais espaço entre o banco do condutor e do passageiro, áreas de arrumação e um lugar para bagagens atrás dos bancos.

A aerodinâmica é marcada pelo "splitter" agressivo, pelo enorme difusor traseiro, pelo fundo plano e pela tecnologia FlexFoil que promete ser revolucionária. Falamos de um sistema que permite variar a carga aerodinâmica deste "Aston" sem que seja necessário activar fisicamente o ângulo da asa traseira, que não é activa.

A marca de Gaydon ainda não revelou as especificações deste modelo, algo que só deverá acontecer durante o programa de desenvolvimento do AM-RB 003, mas confirmou que a produção será limitada a apenas 500 exemplares.

Aston Martin Vanquish Vision Concept

O Aston Martin AM-RB 003 não foi o único desportivo de motor central que a marca de Gaydon levou a Genebra, já no stand da fabricante britânica também podemos encontrar o Vanquish Vision Concept, um protótipo que antecipa o primeiro modelo de produção com motor central da marca.

Ainda se trata de um protótipo numa fase muito inicial de desenvolvimento, pelo que é cedo para falar de performances e de motorizações, mas sabe-se que será alimentado pelo mesmo motor V6 turbo que encontramos no AM-RB 003.

"O nosso primeiro supercarro de produção com motor central traseiro será um momento determinante para a nossa marca, pois é um carro que impulsionará a Aston Martin para um segmento do mercado tradicionalmente visto como o coração dos carros desportivos de luxo", afirmou Andy Palmer, CEO e presidente do Grupo Aston Martin Lagonda.

"É um prazer trazer de volta o nome Vanquish. Pareceu muito apropriado ligar este nome a um carro tão significativo", acrescentou o patrão da marca britânica.

Em destaque